U S A

by Dani Azeredo...

As dúvidas mais comuns sobre o visto de estudante para os Estados Unidos!

Se não entende muito bem como funciona, se liga neste post!


Oi gente!

Vamos falar um pouco mais sobre o visto de estudante acadêmico, o F1?
Muita gente, por mais que existam muitos vídeos na intenet explicando, continuam com dúvidas sobre o processo de Intercâmbio.
Normal né gente?! Afinal é uma enxurrada de informações, e muitas vezes acabam gerando mais desinformação, do que informação propriamente dita.
Cuidem muito com o tipo de informação que vocês consomem na internet. Busquem pessoas que realmente trabalham com isso ou entendem do assunto, porque de "achismos" a internet está cheia de "experts", viu?!
Mas vamos lá! Separei aqui para vocês, as dúvidas mais comuns sobre o visto de estudante. E espero que este post aqui te ajude a esclarecer para tomar a melhor decisão!

Precisando de suporte, já sabe, conte comigo, viu?! :)

 

O visto de estudante (F1) tem validade de quanto tempo?  

O tempo quem concede é o oficial consular após a sua entrevista no Consulado, mas o visto pode ter uma validade de até 4 anos.

 

Posso estudar em escola pública (fazer um curso gratuito) nos Estados Unidos com visto de estudante? Não. Escolas gratuitas não emitem I20, ou seja, você não poderá solicitar um visto de estudante para estudar de graça nos Estados Unidos. 

 

Perco o visto de turista se solicito o de estudante? Não. São vistos diferentes e você fica com os dois vistos no passaporte, caso seja aprovado. Pode haver cancelamento de visto de turista, nas seguintes situações: você ficar nos Estados Unidos por muitos meses e não conseguir comprovar como se manteve financeiramente no país neste tempo; você ter violado seu status imigratório com visto de turista, como matricular filhos em escola pública ou trabalhar ilegalmente; postura na entrevista onde o oficial possa entender que você representa ser um risco imigratório para os Estados Unidos. 

 

Posso trabalhar com visto de estudante? Não. A não ser que seu curso seja de qualificação profissional (cursos de longa duração como Certificates, MBA, graduação, graduação tecnológica, mestrado ou Doutorado) que vai possibilitar ter uma permissão de trabalho (CPT e OPT).

 

Posso ter dependentes com visto de estudante? Pode. São dependentes filhos menores de 21 anos e cônjuges (casamento legal, união estável não é reconhecida pelo Consulado). 

 

Meu dependente (F2) pode trabalhar? 

Não pode.

 

Meu dependente (F2) pode estudar Inglês? 

Sim, pode. 

 

Meu filho pode estudar nos Estados Unidos com visto de dependente (F2) em escolas públicas enquanto eu estiver estudando com o meu F1? 

Pode!

 

O que é comprovação financeira? 

É o valor que a Imigração americana exige que todo o estudante internacional deve apresentar através de extrato bancário para a escola e para a sua entrevista no Consulado. Valor de comprovação é uma média onde você comprova que possui dinheiro para pagar todo seu programa de estudos, custos com material didático, acomodação e despesas pessoais.  

 

Qual o valor de comprovação para visto de estudante? 

O valor de comprovação vai depender da escola que você vai estudar. Cada escola estabelece um valor diferente. Na aba Orçamentos de Intercâmbio você vai ter esses valores. 

 

Posso tirar carteira de motorista nos Estados Unidos com visto de estudante? 

Sim, pode. 

 

Preciso ter Ensino Médio para solicitar o visto de estudante? 

Sim, a não ser que você seja adolescente e já esteja cursando o Ensino Médio.

 

Posso solicitar o visto de estudante com quanto tempo de antecedência? 

6 meses antes de iniciar suas aulas aqui nos Estados Unidos.

 

Sou menor de idade, posso fazer Intercâmbio sozinho? 

Maiores de 16 anos podem fazer Intercâmbio, desde que tenham autorização para viajarem sozinhos.

 

Se o visto de estudante é negado, posso solicitar novamente? Depois de quanto tempo?

Pode. Não existe um tempo mínimo. Mas você pode tentar na semana seguinte caso tenha sido uma negação por erros do DS, por exemplo. 

 

Quais as taxas obrigatórias que eu pago para tirar o visto de estudante F1? 

A matrícula na escola, o DS no valor de $160 dólares e a taxa Sevis, que custa $350 dólares por F1. Tanto F1 quanto F2 pagam as taxas do DS, porém a taxa Sevis somente o F1 paga. 

 

Se o visto é negado, preciso pagar tudo de novo? Se o seu I20 estiver válido, você somente paga a taxa consular de $160 dólares novamente e o valor da empresa que vai fazer seu processo, caso você tenha uma. Agora caso seu I20 perca a validade, você precisa fazer uma nova matrícula na escola e pagar a taxa Sevis novamente. 

 

Espero ter ajudado nas dúvidas iniciais de vocês gente e contem comigo para essa experiência!


 

 

Outros Posts

Dani
Olá! Como posso te ajudar?